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A Arte é uma manifestação humana ancestral, um modo singular de conhecimento, interpretação e intervenção da realidade, que não se deixa substituir por nenhum outro. Experiência fundamental de liberdade de expressão, de memória e desenvolvimento da cultura.
Considerando a Arte como manifestação particular da capacidade de construção simbólica do ser humano, o estudo da disciplina deve criar oportunidade para que o aluno sistematize experiências e conhecimentos em relação à produção artística.
O ensino de Arte desenvolvido pela professora Cíntia centra-se no aluno e em seus interesses, valorizando a espontaneidade baseados nos três princípios do ensino da Arte: apreciar, contextualizar e produzir. A aula de Arte é um espaço que proporciona ao aluno estímulo e oportunidades para manifestar a criatividade e expressar-se.
Para que o aluno compreenda e valorize a expressão artística, as aulas são planejadas com objetivos específicos buscando tornar o aprendizado contextualizado e significativo.
Durante as aulas o aluno:
OBJETIVOS GERAIS - competências e habilidades:
As aulas de Educação Física, ministradas pela professora Kelli, vão muito além da manutenção da saúde corporal, da aptidão física e da performance desportiva; o ensino da Educação Física contribui com o desenvolvimento do educando na perspectiva de assegurar-lhe o acesso às práticas corporais, à vivência da corporeidade de forma lúdica, o exercício da cidadania e da ética.
Alguns princípios orientam o processo ensino-aprendizagem, com vista a atender a formação mais ampla do aluno, são eles: a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo; às práticas corporais como linguagem.
OBJETIVOS GERAIS
O ensino da Educação Física oportuniza o desenvolvimento das seguintes competências:
A seleção de conteúdos para o ensino da Educação Física deve basear-se nas demandas e necessidades dos educandos, em seus conhecimentos prévios, em conceitos, procedimentos e atitudes.
CONTEÚDOS PROGRAMADOS
Conceituais:
Procedimentais:
Atitudinais:
Através do estudo de outra língua, aprendemos, sobre a cultura e os costumes dos países que a utilizam como veículo de comunicação diária. Podemos compreender a pluralidade cultural que caracteriza os povos do mundo, utilizando a língua como instrumento no desenvolvimento da tolerância e aceitação das diferenças.
As habilidades linguísticas produtivas são baseadas por meio de práticas orais e escritas das funções linguísticas apresentadas dentro de um contexto comunicativo compreensível e relevante.
Além do importante papel de informante da língua estrangeira, os professores Laura e Marcelo guiam e gerenciam o processo de ensino aprendizagem. O aluno é o participante ativo e coautor de todo o processo. Muitas atividades envolvem comunicação real, as tarefas realizadas são significativas, conduzindo ao aprendizado.
O aluno aprende a língua interagindo através da comunicação real e com propósito definido (aprendizagem experiencial).
As atividades são gerais do processo de aprendizagem das Línguas Estrangeiras- Inglês e Espanhol- estão representadas pelas competências a serem desenvolvidas em três áreas:
CONCEITUAL (saber conhecer)
PROCEDIMENTAL (saber fazer)
ATIDUDINAL (saber ser, saber conviver)
Gênio das Finanças é um programa de Educação Financeira Comportamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que entendem a Educação Financeira como uma área de conhecimento transdisciplinar.
O programa envolve todos os aspectos relacionados à formação do comportamento do indivíduo com relação às finanças e é fundamentado em conceitos da Psicologia e da Economia. Aplicado em uma aula por semana, o programa ensina os alunos de forma prática, como superar armadilhas psicológicas relacionadas às finanças, formando cidadãos que sabem planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes.
O programa destina-se aos alunos do Infantil II ao 9º ano.
O Líder em Mim é o único programa de educação socioemocional do Brasil, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento.
CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional), é uma organização internacional fundada em 1994, sediada em Chicago (EUA), e reconhecida mundialmente como uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional em educação. O endosso do programa por parte do CASEL é uma validação dos mais altos padrões de qualidade, em critérios de avaliação para programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL).
Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER).
O modelo Ver-Fazer-Obter cria novos paradigmas, práticas efetivas e resultados reais. Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, influenciamos o que fazemos e os resultados que obtemos.
O foco dessa transformação acontece especialmente em 3 dimensões:
Liderança: desenvolvimento das habilidades de liderança.
Cultura: desenvolvimento na cultura escolar.
Acadêmico: desenvolvimento nos resultados acadêmicos.
O programa destina-se aos alunos do Infantil I ao 9º ano e trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nossos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir. Em um mundo em intensa e constante transformação, tais habilidades tornam-se tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo, permitindo que nossas crianças e jovens sejam protagonistas da própria vida, tenham uma formação cidadã, tenham a capacidade de tomar decisões e lidar com os desafios dos novos tempos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas, mais do que ensinar os conteúdos tradicionais, desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos, incorporando estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes, e com isso, é possível ter a formação íntegra dos estudantes.
1º Período até o 5º ano
Musicalização é estimular na criança o contato com o mundo musical que existe dentro dela, e ainda favorecer a apreciação tanto afetiva quanto criativa do mundo de sons que existe a sua volta fazendo-a perceber os benefícios que a música pode trazer para sua vida.
A música contribui enormemente no processo de desenvolvimento do ser humano, segundo estudos científicos, o som pode interferir diretamente no estado emocional de qualquer indivíduo, chegando mesmo a ser definida como a “linguagem das emoções”.
O contato com instrumentos musicais facilita na criança atividades neurológicas, o intercâmbio de informações cerebrais, estimula a memória, a audição, a coordenação psicomotora e o raciocínio.
Na educação infantil e Ensino Fundamental os aspectos musicais trabalhados induzem ações comportamentais, motoras, gestuais e rítmicas, desenvolve as percepções, a atenção, estimula o gosto por ouvir e cantar músicas, desenvolve e amplia o vocabulário, resgata a cultura popular, favorece o conhecimento de diversos gêneros musicais e dá a oportunidade para as crianças conhecerem as histórias de alguns compositores, músicos e cantores mais conhecidos de nossa cultura.
Berçário, Maternal I, Maternal II e Maternal III
As aulas são ministradas pela professora de classe favorecendo a interdisciplinaridade, pois, ela é capaz de afetar o ser humano em todos os níveis de compreensão: intelectual, afetivo, prático e espiritual.
Pensamento Computacional e o Empreendedorismo Criativo, a partir de uma metodologia ativa e de aulas super dinâmicas, para desenvolver habilidades indispensáveis. Todos os conteúdos Mind Makers estão alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e, juntos, trabalham de forma criativa as competências gerais da BNCC.
O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas, ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. No programa, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares. As aulas são baseadas em projetos e usam técnicas de gamificação para engajar os alunos e desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro. O conteúdo programático evolui conforme uma trilha de aprendizagem que vai do Infantil I ao 9º ano.
Matutino
Vespertino
O período integral é uma opção para as famílias que desejam que seus filhos permaneçam o dia todo na escola. Sensíveis a esta necessidade, procuramos atender nossos alunos, através da recreação, a qual se desenvolve no horário contrário ao que os alunos estudam na série correspondente a sua idade, e tem como objetivo desenvolver atividades prazerosas para as crianças que necessitam ficar na escola em período integral.
As atividades desenvolvidas acontecem de forma lúdica, favorecendo a exploração, a criatividade e a interação em grupos com crianças de diversas faixas etárias.
Durante a semana as crianças participam de atividades diversificadas como:
• oficina de artes,
• culinária,
• ciências ( experiências, observação de animais e plantas),
• atividades corporais,
• teatro,
• brincadeiras livres,
• desenvolvimento do raciocínio mental,
• realização das tarefas de casa (no caso do aluno que precisa realizar o dever de casa, a professora auxilia dando apoio pedagogia durante a sua execução).
Obs.: As atividades são planejadas e adaptadas para as diferentes faixas etárias.
Opções: de 1 a 5 vezes por semana.
Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais
O programa tem por objetivo proporcionar à criança (principalmente em idade pré-escolar) um nível de saúde diferenciada, não só dentro dos parâmetros bucais, como também relativo à saúde geral.
O programa preventivo dentário desenvolvido com as crianças abrange diversas atividades voltadas à prevenção odontológica em que a escovação é o foco principal.
Para que haja uma conscientização desse hábito tão importante para nossa saúde, são realizadas quinzenalmente, com a dentista responsável, visitas à escola onde tem um contato direto com as crianças e realiza diversas atividades como: apresentação de filmes educativos, palestras e orientação sobre a higiene bucal, atividades manuais (pinturas, desenhos, colagens, etc.), ênfase na relação dos alimentos saudáveis com a saúde bucal, supervisão do procedimento correto na escovação e do uso do creme e do fio dental, exames bucais e encaminhamento e orientação para os pais.