
Ecologia - Ciências
Profª Rose Grilo | 1º ano ao 5º ano
É no ambiente que se materializam as relações que os homens mantêm entre si e a natureza. Por isso, a característica fundamental da Educação Ambiental está no objeto de estudo - o Meio Ambiente, considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos, incorporando, também, toda uma rede de relações socioeconômicas, culturais, políticas, ecológicas, éticas e estéticas.
Sendo assim a professora Cintia através da disciplina Ecologia desenvolve um processo permanente no qual o aluno toma consciência do seu meio ambiente e adquire o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que o torna apto a agir- individual ou coletivamente- e a resolver problemas ambientais.
As aulas de Ecologia possibilitam a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir a mudança de atitude, atuam na sensibilização e conscientização do aluno.
Seguem alguns princípios que norteiam a disciplina:
- Construir um processo permanente e contínuo, durante todas as fases do ensino formal;
- Considerar o meio ambiente em sua totalidade;
- Aplicar um enfoque interdisciplinar;
- Concentrar-se nas questões ambientais atuais e naquelas que podem surgir;
- Insistir no valor e na necessidade da cooperação local, nacional e internacional, para prevenir os problemas ambientais;
- Promover a participação dos alunos na organização de todas suas experiências de aprendizagem, dando-lhes oportunidade de tomar decisões;
- Utilizar diversos ambientes com a finalidade educativa e uma ampla gama de métodos para transmitir e adquirir conhecimento sobre o meio ambiente, ressaltando principalmente as atividades práticas e as experiências pessoais;
- Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais.
OBJETIVOS:
- Conscientização: contribuir para que os alunos, adquiram consciência e sensibilidade em relação ao ambiente;
- Conhecimento: propiciar aos alunos uma compreensão básica sobre o meio ambiente, os problemas ele relacionados;
- Atitudes: possibilitar aos alunos aquisição de valores sociais, fortes vínculos afetivos para com o meio ambiente;
- Habilidades: propiciar ao alunos condições para adquirirem as habilidades necessárias à soluções dos problemas ambientais;
- Participação: contribuir com os alunos no sentido de desenvolverem senso de responsabilidade e de urgência com relações aos problemas ambientais.