• Maternal I

Matutino e vespertino
    Nesta fase a criança já cria novas formas de ação, para atingir um determinado objetivo, ela experimenta várias possibilidades de ação, jogando um objeto no chão, variando a força, a direção e a posição e observando os resultados. O trabalho realizado está voltado para o desenvolvimento dos sentidos, já que através dele que a criança entra em contato com o meio. A ação e manipulação de diversos objetos, a movimentação em espaços, a observação com os ouvidos e olhos ao mundo que a cerca dará os dados necessários para que haja uma compreensão e relação sobre o mundo. Os cuidados com a sua higiene e alimentação ainda são primordiais para que ela desenvolva a confiança e a segurança nas pessoas que a rodeiam. Neste período acontece o desenvolvimento da linguagem, a estimulação e ampliação do vocabulário estão presentes durante todo o tempo, seja através de explicações verbais dos atos realizados pela criança, na nomeação de objetos ou através de músicas e histórias.
  • Maternal II

Matutino e vespertino
    Essa fase é caracterizada pela passagem das atividades sensório-motoras para o plano da representação mental. O comportamento da criança sofre uma grande modificação, suas estruturas cognitivas estão em expansão; sua agilidade motora e sua noção corporal estão se estruturando e se desenvolvendo. Tem início o desenvolvimento da simbolização englobando aspectos cognitivos e afetivos em suas ações. Há por parte delas uma grande curiosidade pelos objetos e pelo mundo que a cerca e sentem uma grande necessidade de conhecê-los, isso muito irá contribuir para o desenvolvimento da sua fala e de seu raciocínio. As atividades propostas são desenvolvidas através da interação com diversos objetos e materiais com os quais a criança terá oportunidade de manipular, experimentar e observar. Essas atividades são sempre realizadas de forma lúdica, explorando a oralidade e o pensamento da criança. Os projetos educacionais são elaborados priorizando temas relacionados com a vida da criança e a natureza.
  • Maternal III

Matutino e vespertino
    Nessa fase as crianças encontram-se em expansão de suas estruturas sensório-motoras, vivenciando ainda o pleno campo da ação e construindo seu "Eu" corporal e sua identidade. Além disso, já se desenvolvem a representação ou simbolização, englobando dimensões cognitivas e afetivas. As atividades propostas são enriquecidas com diversas formas de problematização. Elas são exploradas por meio da oralidade, experimentação, brincadeiras, atividades artísticas e corporais. Os projetos educacionais são elaborados de acordo com a motivação e interesse da turma. A curiosidade em relação ao mundo que a cerca é muito grande, por isso torna-se necessário o contato com diversos materiais e situações para que através da ação e da interação as crianças possam entender melhor o mundo e estabelecer as relações necessárias para a construção do conhecimento.
  • Infantil I

As crianças nesse período têm a necessidade de compreender o mundo físico e social que as rodeiam. A construção do "Eu" corporal está mais desenvolvida, e começam a construir um conhecimento variado a respeito de si mesma e dos outros. Sua representação e simbolização são mais significativas havendo sempre uma "coerência particular" na elaboração delas. O interesse pela leitura e escrita é incentivado dentro dos projetos educacionais, há uma capacidade cognitiva em estabelecer diferenças e semelhanças entre os sons e a grafia das palavras e a utilização delas em seu cotidiano. Os projetos educacionais enfocam a identidade de cada um e o conhecimento dos fenômenos que acontecem no mundo que a cerca. As atividades são elaboradas para proporcionar às crianças a ação e a experimentação dos objetos, para que através da observação das transformações elas possam comprovar suas hipóteses, levantar outras, trocar ideias com seus colegas e concluí-las, resultando assim a capacidade de construir significados e relações.
  • Infantil II

As crianças do 2º período se encontram com uma estrutura de pensamento capaz de construir significados, estabelecer relações sobre as pessoas e o mundo que a cerca. A interação com os colegas em atividades e com jogos possibilitam a descentralização permitindo que elas assumam papéis interdependentes, opostos e cooperativos. A construção da leitura e escrita está passando por um processo de construção e há muitos levantamentos de hipóteses, por parte das crianças, sobre como as palavras são construídas. interação com diversas modalidades de texto é fundamental. O raciocínio lógico está mais centrado e elas são capazes de realizar pequenos cálculos mentais para resolverem questões e encontrar soluções para problemas que defrontam no seu dia a dia. Os projetos educacionais favorecem uma reflexão gradativa sobre fenômenos, fatos, grupos sociais, costumes, diversidades sociais e objetos, priorizando o conhecimento sobre si e seus sentimentos. As atividades são elaboradas favorecendo a argumentação, o estabelecimento de relações, o confronto de ideias, a imaginação, a curiosidade, a busca de informações e a ampliação do conhecimento, para que desta forma haja uma aprendizagem significativa e autônoma.

Dúvidas?

11 9.9909.5635